A IOGKF Brasil nasce em 2011, quando o Sensei Zé Mário, 4°dan, cidadão português, após ter passado a viver no Brasil, faz uma viagem à Venezuela (Caracas) para treinar uma vez mais sob os ensinamentos diretos do Sensei Morio Higaonna.

Durante esse encontro, e depois de várias conversas pessoais, o Sensei Morio Higaonna convida o Sensei Zé Mário para participar na reunião dos responsáveis pela IOGKF nos restantes países da América do Sul.

Nessa reunião o Sensei Higaonna oferece-lhe simbolicamente a “gravata oficial” da IOGKF e passa-lhe a responsabilidade de representar e expandir a IOGKF no território brasileiro.

Esta situação só foi possível pela determinante intervenção do Sensei Jorge Monteiro, 8°dan, instrutor chefe da IOGKF Portugal (aluno direto do Sensei Morio Higaonna), que avalizou a confiança no seu discípulo (Sensei Zé Mário), perante o Sensei Morio Higaonna.

No inicio do ano seguinte é formalizada a representação através do Sensei Tetsuji Nakamura, 7°dan, na altura diretor administrativo da IOGKF, e hoje, o nosso Instrutor Chefe Mundial.

Os objetivos da IOGKF Brasil são os mesmos da IOGKF internacional:

- Preservar o karate Goju Ryu tradicional de Okinawa e passá-lo às próximas gerações;
- Através do treino intenso de karate, adicionar um impacto positivo nas nossas vidas e incrementar as nossas capacidades fisicas e mentais;
- Ensinando o karate tradicional, educamos os nossos membros a ser melhores seres humanos. Fazendo isso ajudamos a nossa sociedade a ser um local melhor para viver.